Informativos

Informações importantes relacionadas ao setor

voltar
TRANSPORTE DE HORTIFRÚTI

O processo de transporte de produtos da cadeia de hortifrúti movimenta bilhões durante o ano e é gerador de inúmeras percas. Percas estas que atingem 50% do que é produzido. Desta maneira é interessante a criação de processos refrigerados que minimizem esta perda.

O Brasil é um país de dimensões continentais, neste é possível identificar os mais variados climas, bem como a capacidade produtiva e adequação do solo para os mais variados tipos de cultura. Cada região apresenta uma potencialidade para produzir certos tipos de produtos alimentícios sendo estes cereais, legumes, verduras e frutas. Desta forma é necessário uma distribuição a outras regiões para suprir todas as necessidades e demanda alimentícias dos indivíduos que nela se encontram. Para isso, um funcionamento de um sistema logístico adequado pode fazer com que estas frutas cruzem estas regiões de uma forma rápida e eficiente para que o produto chegue em perfeitas condições no local adequado. 

Contudo a implantação dessas técnicas resultou em uma melhoria dos processos, que minimizaram as percas, no entanto é necessário entender que estas não conseguiram atingir um patamar mínimo de deterioração do produto no decorrer da cadeia produtiva.

De acordo com a Embrapa, o Brasil desperdiça anualmente um total de R$ 4 bilhões, no que diz respeito à produção e distribuição de frutas, legumes e verduras. A principal causa desta perca está relacionada a embalagens irregulares, excesso de manuseio e um transportecompletamente inadequado.

A Embrapa destaca ainda que de cada 100 quilos de frutas que são produzidas no país, cerca de 50 kg são desperdiçadas. Ocorrendo uma perca diária aproximada de 15 toneladas de alimentos, que acabam sendo encaminhadas para o lixo em grandes centros de consumo e distribuição das quais só uma é desperdiçada quando chega ao consumidor final.

Desta forma é interessante destacar que o problema evidente neste sistema logístico está no manuseio e transporte dos produtos, uma mudança radical tanto no que se diz respeito a embalagem e refrigeração do transporte destas é fundamental para a redução destas percas.



Fonte: Webartigos